Arquivo do blog

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Como se tornar um pastor (o caminho em uma igreja tradicional)

“Como pastor presbiteriano, Joel teve que passar por um seminário específico, mas nos moldes dos que os padres católicos frequentam. Segundo as últimas estatísticas da Igreja Presbiteriana do Brasil, em 2003, havia 3.162 pastores para 2.304 igrejas, um cenário tão difícil quanto o mercado de trabalho no Brasil. O "processo de seleção" é mais difícil do que em muita multinacional com seus programas de trainee. Se algum membro da igreja presbiteriana tem a intenção de ser pastor, ele deve comunicar a intenção ao Conselho (grupo de pastores e presbíteros que administram uma igreja) e, durante três anos, é acompanhado, observado e avaliado por esse grupo. Caso seja aprovado, é encaminhado ao Presbitério (reunião de pastores de uma região e seu respectivo presbítero) para nova avaliação.

Daí passa por exames médicos e psicológicos antes de ser encaminhado ao seminário. Lá, ele aprende grego e hebraico - línguas em que foram escritos, respectivamente, Novo e Velho Testamento -, estuda História, Filosofia e Teologia. Depois de quatro anos, adivinha? Não, ele ainda não é pastor. Como bacharel em Teologia, ele deve apresentar uma tese sobre um ponto teológico e uma exegese, um trabalho de análise de uma passagem da Bíblia, na língua original em que foi escrita. Depois disso, o bacharel torna-se licenciado.

Segundo o Reverendo Ageu Cirilo de Magalhães Júnior, diretor do Seminário Teológico Presbiteriano Reverendo José Manoel da Conceição [JMC], o processo de licenciatura pode durar até dois anos. "Neste período, o licenciado é encaminhado a um trabalho prático que será muito parecido com o pastorado em si. Nestes dois anos ele será observado no campo de atuação para que o Presbitério averigue se ele pode ser pastor mesmo. Ao final deste período ele retorna ao Presbitério", conta o Rev. Ageu. Só após a licenciatura, pode-se marcar a data da ordenação, ou seja, o dia em que torna-se pastor. “

Esse é o processo (segundo matéria do site Yahoo) para que um presbiteriano chegue a ocupar o posto de Pastor. Bem diferente do que se costuma ver na maioria das denominações pentecostais o que poderia muito bem explicar o despreparo de muitos “pastores” por aí e o aumento de aversão aos evangélicos entre os que não professam o cristianismo e até mesmo dentro das igrejas. Na matéria é exposto à forma de se chegar ao pastorado em uma igreja neo-pentecostal (a renascer) e trata de outros temas ligados a cargos em igrejas (como padre, bispo, apóstolo, diácono, presbítero). Vale a pena ler.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, seu conhecimento pastoral é fundado no que a presbiteriana lhe forma. Bibilicamente, Jesus nunca deu seminário para formar pastores na sua época. Isso é pura religião (que mata as pessoas). Tente conhecer um pouco mais do Deus verdadeiro, com doutrinas verdadeiras. Essa sua forma de pensar é extramamente doutrinária nos padrões presbiterianos. Cuidado com a soberba. Jesus está voltando.